Como lidar com o comportamento atípico do meu filho?
- Levi Sato
- 26 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2023
Filhos mudam completamente a nossa vida, nos preocupamos muito com a criação e educação deles. O único problema, é que muitas vezes eles nos "tiram do sério" com comportamentos inadequados. Bem-vindo ao grupo, você não é único pai assim. Vamos, então, tentar entender melhor como lidar com estas situações.

"Dra, me ajuda! Meu filho só fala palavrões!"
Como você pode lidar?
Ao ouvir palavrões, tente seguir essas intervenções:
Você não quer dar muita atenção ao comportamento indesejado, se a criança estiver muito irritada, mude o ambiente e chame atenção para outra situação. Nao adianta falar no momento de raiva (de ambas as partes). Seja objetivo, especialmente em contexto de irritação.
Entenda o motivo! Uma explosão de raiva não surge "do nada".
Observe os sinais que a criança apresentou antes de chegar no limite. Observe sono, cansaço, fome, tristeza... Intervenha e resolva as questões fisiológicas. Ensine ferramentas para que ela aprenda a nomear e lidar com o sentimento.
"O que você estava sentindo quando disse isso?"
Se a criança conseguir responder que estava chateada, valide o sentimento e ensine outras formas para lidar com a frustração.
Entenda o ambiente: seu filho faria isso na escola? E só com você? O que ele quer demonstrar? Está pedindo mais atenção?
Entender em qual ambiente e com quem a criança tem o comportamento é um guia importante para avaliar qual a função daquele comportamento.
Se a palavra foi dirigida a outra pessoa, expresse claramente que isso não é aceitável. “É uma agressão, e não agredimos outras pessoas com palavras ou fisicamente. ” Incentive a compreensão por meio de perguntas: "Como você acha que essa palavra fez a pessoa se sentir? Como você se sentiria?". Ajude-o a construir empatia.
Explique também que as pessoas cometem erros e pedem desculpas por eles.
Dê exemplos de regras que eles já conhecem para reforçar a ideia: Você não fura a fila. Você não se levanta da mesa do almoço. Nós não xingamos.
NÓS... Nós não xingamos. O exemplo arrasta! Seja um exemplo de conduta pro seu filho. Como você lida com suas frustrações? O que você faz quando erra?
Quando procurar ajuda profissional?
Para algumas crianças "desobedientes", com comportamento agressivo, pode ser necessário obter tratamento profissional de saúde mental. Aqui estão algumas situações em que o acompanhamento é necessário:
Se há padrão persistente de desrespeito a autoridade tanto na escola quanto em casa.
Se o comportamento continua apesar de suas intervenções e ajustes em casa
Se a criança se machuca ou machuca outras pessoas ou animais
Se demonstra sinais de ansiedade, tristeza ou até discurso suicida
Se traz prejuízo aos relacionamentos